Há uma grande quantidade de notícias no mundo, mas uma pequena notícia passou desapercebido por muita gente.
Há informações de que a CIA – Agência Central de Inteligência – dos Estados Unidos agiu nos Estados Unidos para espionar cidadãos americanos.
O problema é que há uma divisão de tarefas nas agências de segurança nos Estados Unidos e a CIA é reponsável pelos serviços de inteligência no exterior e o FBI – Escritório de Investigação Federal – é responsável pela investigação dentro do território nacional.
QUAL O PROBLEMA?
O problema é o uso dos poderes executivos da presidência para investigar americanos sem passar pelo sistema judiciário. A CIA simplesmente inicia uma investigação sobre um estrangeiro e passa a incluir cidadãos americanos na investigação.
Tudo isso “secreto”, porque envolve a Segurança Nacional.
Poderia ser verdade, se o sistema não tivesse sido abusado de tal forma que 90% das pessoas investigadas sob o programa “Prism” não fossem cidadãos Americanos. Se há tantos americanos agindo fora da lei, o normal era transferir a investigação para o FBI ou fazer a investigação conjunta.
Mas uma investigação conjunta ou do FBI exigiria que se obtivesse autorização judicial para colocar escutas e vasculhar os registros digitais das pessoas, isso inclui emails, transações bancárias, contas de redes sociais, registros de viagens e tudo o mais que seria protegido por lei.
As agências separadas permitem que os modos de operação sejam diferentes nas jurisdições. Quando um dos “cinco olhos” – “Five eyes” Grupo de cinco países que compartilham inteligência – precisam fazer uma investigação, podem pedir ajuda dos companheiros para levantar as informações necessárias.
Isso forma uma rede de segurança que pode levantar dados em quase todos os países de língua inglesa no mundo, com acesso governamental para todos os dados. Uma grande ferramenta para combater crime e terrorismo.
Mas uma ferramenta deplorável se utilizada para atacar inimigos políticos.
SEPARAÇÃO DE AGENCIA DE INTELIGENCIA INTERNA E EXTERNA
É preciso separar as agencias de investigação internas e externas porque uma agência com poder interno e externo pode rapidamente manipular o ramo executivo do governo e torna-lo refém de seus interesses.
Esse problema é uma constante em todos os países que não tinham separação das agências internas e externas.
Referencias
Lawmakers allege ‘secret’ CIA spying on unwitting Americans (bbc.com) https://www.bbc.com/news/world-us-canada-60351768