A Operação Especial na Ucrânia está em seu segundo ano e sem perspectivas de acabar. Os invasores Russos prepararam para a guerra durante meses, mas não conseguiram controlar o território de forma convincente. A resistênca Ucraniana foi mais forte do que se esperava e a invasão da capital Kiev foi rechaçada.
Durante muitos meses houve uma preparação na Russia para a invasão e nos meses finais, das agências de notícias que acompanhei, somente a The Economist declarou que a intenção era a de invasão de território da Ucrânica, com a ajuda da Moldávia, que declarou que eram exercícios militares sabendo que não eram exercícios militares.
Quando a invasão ocorreu, muitas agencias de notícias se declararam surpresas, mas não havia surpresa. O próprio Kremlim havia declarado que a mobilização das tropas era para se defender de uma agressão Ucraniana que nunca se verificou ou havia qualquer indicação.
UCRÂNIA RUSSA OU RUSSIA UCRÂNIA
A nação Ucraniana pode ser considerada como uma nação que nunca foi independente desde sua formação, por ter sido sempre uma região ‘ocupada’ por uma nação maior.
A questão pode ser tratada como tem sido tradicionalmente tratada como a Ucrania pertencendo `a Russia.
O problema é que a hipótese de que a Ucrania foi a origem da Russia é mais verdadeira.
Isso depende do método adotado. A Russia é resultado do desenvolvimento do Russ, que é o proto país anterior às duas nações que se formaram