A CULPA DA QUEDA É DA FRANÇA
O governo Sírio do assassino ditador sanguinário Bashar Assad está prestes a perder o controle da capital, Damasco e consequentemente da governancia da Síria.
A situação nunca esteve tão ruim para Assad como agora, com os rebeldes Hayat Tahrir al Sham (HTS) – um aglomerado de ex-Talibãs, ex-Isils, ex-AlQaida e uma tropa de renegados – que conquistaram Allepo e Hama. Agora, há notícias que Assad e sua família já fugiram do país.
A Russia estava tomando conta da Siria para manter acesso ao Mediterrâneo, abastecendo de armas seus grupos terroristas satélites. Agora, com a queda do regime esse acesso vai ser novamente negociado.
A culpa é da França que deveria ter administrado sua parte no tratado Sykes-Picot, onde era responsável por cuidar da Síria e do Libano.A Inglaterra deveria cuidar do Egito e do Iraque. A incapacidade do pequeno presidente Micron, Macron – trocadilho intencional – deixa o Oriente Médio fervendo em uma semana que a França não tem governo – o gabinete do ministro Barnier foi derrubado. O Reino Unido tem em Keir Starmer um primeiro ministro incompetente e incapaz de governar seu próprio país e está às voltas com um requisito popular por novas eleições que já tem mais de 2 milhões de assinaturas. Os Estados Unidos estão com um presidente demente que dorme nas cerimônias oficiais na África e no Brasil, se perdeu do grupo presidencial e acabou fora da foto oficial do evento.
A França deveria ter agido contra a influência da Rússia na Síria, mas a tendência da França a assumir a postura de viúva do regime Soviético impediu a ação direta e permitiu que Assad se aproximasse de Putin, formando esse abraço de afogados onde a Siria precisa de apoio militar mas a Rússia está desesperada por apoio militar, pedindo até ajuda à Coréia do Norte.
A incapacidade de governar é evidente. Macron estava mais preocupado com problemas de 0,4% CO2 na atmosfera ou ainda como multar o Google por ter armazenamento de dados em outros países não Europeus.
Enquanto isso a guerra na Ucrânica segue, a Siria está sendo tomada por um grupo autodenominado terrorista e Israel está sendo atacado pelo Hamas e Hezbollah.
A França assinou o Sykes – Picot e ficou com a Siria. Quem tem pariu Mateus que o embale.
Where is Bashar al-Assad? Rumours swirl despite denials he’s fled Damascus
Islamist rebels seize strategic city of Hama from Syrian regime forces | Syria | The Guardian