AS VIÚVAS SOVIÉTICAS E A UCRÂNIA

A UNIÃO SOVIÉTICA DEIXOU VIÚVAS QUE ATÉ HOJE CHORAM SUA MORTE E QUEREM SUA RESSURREIÇÃO

O fim da União Soviética deixou muita gente viúva de um socialismo grande que os enchia de orgulho por ter um país onde os trabalhadores mandavam e que fazia os Estados Unidos tremer de medo.

As propagandas ideológicas eram a tônica durante a Guerra Fria e os Estados Unidos também mantinham uma máquina de propaganda onde a União Soviética era figurada como o fim do sonho americano de individualismo, liberdade, democracia e capitalismo. Em contrapartida a União Soviética propagandeava que o capitalismo era intrínsicamente mal, que os ricos eram ricos por roubarem dos pobres e que um mundo egalitário seria melhor para todos.

A chegada à presidência dos Estados Unidos de Ronald Reagan e seu supply side economics e um diagnóstico muito preciso do poder industrial da União Soviética levou a uma corrida armamentista e à destruição da União Soviética.

COMPLEXO INDUSTRIAL MILITAR

Muita gente critica que os Estados Unidos tem um complexo industrial militar, com indústrias lucrando com as guerras intermináveis no mundo. O que as pessoas esquecem é que a União Soviética, a França, o Reino Unido, Brasil, Canadá, África do Sul, Japão, Coréia do Sul, Alemanha e Suecia todos tem um complexo industrial militar que vive de vender esses armamentos.

Quando a União Soviética invadiu o Afeganistão em 1979, sua indústria militar fornecia armamentos para todo o Pacto de Varsóvia, incluindo a Alemanha Oriental, Hungria, Tchecoslovákia, Polônia, Albania e Bulgária além das repúblicas soviéticas. O problema é o que isso distorcia a real produção industrial, pois armamento não é investimento.

Este foco na militarização da economia, retirando recursos de toda a população para a área militar. Isso se compara com outros países, como os Estados Unidos, onde apesar dos gastos com despesas militares – despesas de defesa – ser de cerca de 5%, na União Soviética era de 10%, o dobro em 1990.

Isso mostra que o povo Soviético era muito mais sacrificado para financiar a máquina de guerra do que os Americanos. Mas as viúvas Soviéticas não prestaram atenção nisso.

ANEXAÇÃO DE TERRITÓRIOS PÓS 1917.

As pessoas em geral consideram os Estados Unidos um país imperialista, que usurpa o poder de outros territórios para serem ‘colônias’ exploradas pela força, com controle político e econômico dos territórios e finalmente com ocupação territorial e anexação.

Há uma grande quantidade de países que anexaram territórios desde 1917. Os Estados Unidos anexaram as ilhas Marshall. E só.

A Alemanha Nazista invadiu a Austria, os Sudetos, a Polônia. A União Soviética invadiu a Finlândia e a Polônia. Depois invadiu a Hungria e Tchecoslovaquia e a Alemanha Oriental. A Coréia do Norte invadiu a Coréia do Sul e o Vietnan do Norte invadiu o Vietnam do Sul.

Em termos práticos temos as viúvas Soviéticas acusam os Estados Unidos de imperialismo ao mesmo tempo que defendem o imperialismo Soviético, tentando projetar nos seu adversário o comportamento que criticam.

A INVASÃO DA UCRÂNIA

As viúvas Soviéticas justificam a invasão Russa na Ucrânia dizendo que os dois países compartilham de língua, história e que a Ucrânia nunca foi um país independente.

O problema desses argumentos é que são usados de maneira peculiar apenas para justificar a guerra de seu império favorito.

A Ucrânia tem língua diferente da Rússia. São próximas, posto que herdam uma história em comum. Ambas as línguas são Slavicas. A língua foi originada no Kievan – Rus, aproximadamente a área da Ucrânia entre o século X e XIII. A língua Ucraniana é independente da língua Russa.

A origem dos dois países também é comum. Os dois países compartilham de uma história comum. São herdeiros do Kievan – Rus que era uma confederação de principados que durou entre os séculos X e XIII. Com o enfraquecimento da confederação e o declínio do império Mongol que controlava a região, os principes locais consolidaram seu poder.

O problema para os Russos é que a Polônia se formou como majoritária e dominante, com largas partes do território moderno Russo. Se a Ucrânia é parte da Russia, boa parte da Rússia deve ser devolvida para a Polônia pelo mesmo motivo.

Pior. Se a história deve prevalecer, que todos sejam Mongóis, pois eram a origem anterior do que vier a se tornar Rússia.

As viúvas Soviéticas não aceitam a crítica. Pensam que a Russia tem direito à Ucrânia e ponto final. O contrário também seria válido, a Ucrânia tem direito à Russia.

O perigo do pensamento das viúvas Soviéticas é que se a Ucrânia deve ser da Rússia, automaticamente os países Bálticos também devem ser anexados. Pode-se inclusive anexar a Polônia, Hungria, Alemanha Oriental.

O COMPLEXO INDUSTRIAL MILITAR DA RÚSSIA

Hoje o que sustenta a economia Russa é a mobilização militar. O país embarcou em uma economia de guerra e consome sua produção industrial e também seus trabalhadores na guerra.

O complexo industrial militar Russo está destruindo o país em uma invasão que já deu errado há três anos atrás. Desta forma não sobrará muito da Rússia para viver.

Cerca de 600 mil homens entre 18 e 30 anos de idade foram mortos ou muito feridos na guerra da Ucrânica. Essa população se tornou um peso para a sociedade Russa, que tem que pagar pensões para os pais, filhos e para os mutilados. E esses homens mortos ou feridos não contribuem mais para a economia, criando um grande déficit para o futuro.

As viuvas soviéticas devem desistir de seu sonho de grandeza e desistir de expandir o império Russo.

REFERÊNCIA

A comparison of US and Soviet military expenditure, 1984-1991 | Download Table

A short history of Russia and Ukraine

Ukrainian And Russian: How Similar Are These Two Slavic Languages?