A PROMOTORA QUE CONDENOU TRUMP COMETEU FRAUDE
Letitia James, a procuradora geral do estado de Nova York foi formalmente acusada de fraudar vários documentos apresentados ao governo Americano para obter financiamentos de imóveis.
Esses documentos, de acordo com a Agência Federal de administração de financiamento de imóveis, declaram várias discrepâncias com a realidade. James declara que um imóvel que deseja comprar no estado da Virgínia será seu imóvel de moradia principal. Em outro documento, declara seu pai como esposo para fins de obter financiamento de imóveis. Finalmente, em um terceiro documento, declara que sua propriedade tem menos de 5 unidades, para desfrutar de condições de financiamento mais favoráveis.
NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI
Letitia James, para quem não se lembra, é a procuradora que acusou as Empresas Trump de declarar valores acima do valor real na obtenção de financiamentos junto ao Deutsche Bank. A acusação é que ao inflar o valor das garantias, Trump tenha prejudicado a população de Nova York.
O Deustsche Bank foi testemunha e declarou que não usou os valores declarados por Trump e que recebeu todo o valor do empréstimo de volta, incluindo juros, sem prejuízo.
James gostava de dizer que “Ninguém esta acima da lei, nem o presidente ou ex presidente”.
O crime de declaração falsa de Letitia James tem recibos e tem vítimas identificadas. É um crime que os procuradores tem interesse em processar, porque muita gente tenta fraudar no financimento.
Será que a lei só se aplica quando o crime é praticado pelos outros ou certos grupos vão ser isentos de punição por seus crimes?
QUAL A GRAVIDADE DOS CRIMES?
Há um histórico de fraudes no preenchimento desses documentos, onde os aplicantes declaram mentiras para obter taxas de juros menores. É um crime federal e a justiça tem acolhido as denúncias e algumas pessoas condenadas por esses crimes foram presas.
O crime tem várias provas, como os documentos onde aparecem as assinaturas dela própria e também seu pai.

Ou ainda onde mente dizendo que a residência a ser adquirida no estado da Virgínia é sua residência principal. Isso é um crime de falsidade ideológica ainda mais grave porque como procuradora do estado de Nova York ela tem a obrigação legal de ser residente no estado de Nova York.

ACUSAÇÃO DE CAÇA AS BRUXAS
Letitia James e o partido Democrata está tentando transformar a investigação do crime em uma “caça as bruxas” de modo a desqualificar as provas e as investigações, dizendo que são “baseless”, ou seja sem base e sem força.
A parte importante é que James não está se declarando inocente, ela apenas diz que o crime não tem base suficiente para indiciamento.
A noção de que se pode pessoalmente cometer crimes e ser a procuradora de estado é um disparate. A procuradora de estado deveria ter uma ficha criminal limpa e transparente e, caso fosse um erro cometido, deveria ser assumido e corrigido, mesmo que implicasse em alguma punição.
PRÓXIMOS MOVIMENTOS
O FBI acolheu a denúncia e já declarou que dará seguimento às investigações.
Sobra à procuradora se defender, uma vez que “Ninguém está acima da lei”.
A estratégia de defesa será declarar misoginia e racismo.
REFERENCIAS:
FBI probes New York AG James over mortgage fraud allegations, media reports | Reuters
FBI opens formal criminal probe into New York AG Letitia James over alleged mortgage fraud