A invasão da Ucrânia tem mais de dois anos e a guerra está longe de acabar.
Apesar da “Operação Militar Especial” ter sido planejada para durar duas semanas, a guerra já dura mais de dois anos sem perspectiva de acabar, com a Ucrânia incapaz de rechaçar a invasão e a Rússia incapaz de conquistar os territórios invadidos.
A Ucrânia passou, nos últimos meses, a atacar as refinarias de petróleo Rússas com drones teleguiados. Esses drones viajam por até 900 kilômetros de distância e conseguem atacar até refinarias localizadas próximo de São Petersburgo, no Mar Báltico.
Os ataques a refinarias mudou o rumo da guerra. A Rússia tem população maior que a Ucrânia e um complexo industrial militar muito maior. Desta forma a Rússia poderia manter a guerra por mais alguns anos e ganhar a guerra quando o número de soldados Ucranianos reduzisse.
O ataque às refinarias Rússas muda o cenário, porque agora a Rússia tem que se defender em seu próprio território e a população, que acredita que a guerra é uma “Operação Militar Especial” distante, descobre que o abastecimento de combustíveis está reduzido, com a Rússia importando gasolina e Diesel.
Outro aspecto importante é que a refinaria é apenas um pedaço da vertical da indústria de petróleo que é um processo contínuo. O petróleo é extraído da terra e tem que ser refinado em combustíveis e lubrificantes e distribuído aos postos de abastecimento. Há muito pouca capacidade de armazenamento de petróleo bruto ou de combustíveis. A indústria é eficiênte quando toda a produção é consumida imediatamente.
Os ataques com drones fazem com que a Rússia tenha que diminuir a produção de petróleo, porque não consegue armazenar grandes quantidades. Mas os poços que tiverem sua produção reduzida dificilmente voltarão a produzir no mesmo volume depois. Será necessário estimular a extração de petróleo novamente, o que é caro e que depende de tecnologia que a Rússia sozinha não consegue desenvolver.
Os drones também atacam fábricas de armamento. No dia 16 de Maio de 2024, drones atacaram uma indústria de materiais bélicos em Tula.
O ataque com drones está favorecendo a Ucrânia, que tem menos soldados e uma indústria bélica menor que a Rússia, destruindo ativos de milhões de dólares com ativos baratos, drones com custo de dezenas de milhares de dólares.
Esta dinâmica faz com que a Rússia fique vulnerável em seu abastecimento de combustível no front na Ucrânia como também crie uma oposição à guerra dentro da própria Rússia.
No inicio da invasão, o presidente Putin vendera a noção que seria uma guerra rápida e que os Russos seriam vitoriosos na guerra rapidamente. Duas semanas era a avaliação mais comum da duração.
Com dois anos de duração e sem perspectiva de final, e com ataques realizados nas refinarias a população Russa pode se irritar com as dificuldades e se voltar contra o governo.
Os ataques com drones devem aumentar e talvez seja o elemento que leve a guerra ao fim.