FIM DA OBRIGAÇÃO DE CARROS ELÉTRICOS
Muita gente rindo à toa por conta da decisão do presidente Donald Trump de encerrar a obrigatoriedade nacional ao uso de carros elétricos, dado que um dos maiores produtores de carros elétricos é seu apoiador, contribuinte de campanha e assessor informal no DOGE, Elon Musk.
O ex presidente Joe Biden assinou decretos que destinavam 14 trilhões de dólares para a agenda do novo “Green New Deal”, onde os Estados Unidos se comprometiam a reduzir drasticamente ou abolir o uso de motores a combustão interna.
Para os desavisados, parece que Trump está punindo Elon Musk e que tem ojeriza aos carros elétricos.
SUBSÍDIOS A INDUSTRIA CHINESA
O grande problema da Agenda Verde – Green New Deal – é que a China Comunista se posicionou como fornecedora majoritária de partes e peças e equipamentos de tecnologia renovável. Sejam placas solares ou carros elétricos ou baterias para toda sorte de armazenamento elétrico, a cada dólar gasto com subsídio, cerca de até 30 centavos é destinado à China Comunista.
O uso de subsídios já é transferir dinheiro dos pobres – impostos – para os ricos. Pagar subsídios para outro país é imensamente pior, porque além de retirar dinheiro dos pobres, passa o dinheiro para outro país, diminuindo ainda mais a capacidade de gerar empregos e uma indústria própria.
A China Comunista explora uma quantidade de benefícios ilegais que obteve na década de 1990, quando Bill Clinton aceitou que a Organização Mundial de Comércio permitisse que a China Comunista mantivesse barreiras tarifárias e não tarifárias à importação e que não respeitasse a proteção de Propriedade Intelectual. A desculpa eram os bilhões de Chineses Comunistas pobres que mereciam essa caridade. Nada ligado às contribuições à ONG dos Clintons.
SUBSÍDIOS NOS ESTADOS UNIDOS
A Tesla de Elon Musk e outras empresas como General Motors, Ford, Honda e todas as outras obtiveram subsídios para seus projetos de carros elétricos desde 2010. A diferença é que o susbsídio transferia dinheiro dos pobres dos Estados Unidos para os ricos dos Estados Unidos em sua maioria.
Com os problemas de abastecimento da rede elétrica e a disputa de mercado se acirrando, várias empresas fabricantes fechando seus programas ou mesmo falindo, a fatia de mercado de carros produzidos na China Comunista cresceu e não faz sentido manter subsídios que retira dinheiro dos pobres nos Estados Unidos para dar para os Chineses Comunistas ricos.
TESLA E SUBSÍDIOS
Ao contrário do que pensam muitos, Elon Musk não é a favor de subsídios para carros elétricos. O motivo é muito simples.
A Tesla consegue fabricar carros elétricos sem subsídios e ter lucro.
Os subsídios do governo dos Estados Unidos simplesmente ajudam empresas pouco eficientes a competir.