UM PAÍS DIVIDIDO
Temos hoje a eleição para presidente dos Estados Unidos. Qualquer que seja o vencedor teremos um país dividido, com aproximadamente metade dos votantes escolhendo o candidato do partido Republicano e cerca de metade dos votantes votando na candidata do partido Democrata.
CONGRESSO
A corrida para o congresso é muito importante. Se o presidente não tiver os votos dos congressitas para passar seus projetos, terá que dificuldades constantes.
A espectativa é de um congresso com pequena maioria para qualquer um dos lados e, dado a liberdade dos representantes do congresso, às vezes o congressista vota contra o presidente do próprio partido por razões de foro íntimo.
SENADO
O mesmo acontece no senado. A expectativa é de uma pequena maioria, com o voto de desempate com o vice-presidente eleito, que é o presidente do senado.
CONCLUSÃO:
Acredito que será uma vitória dos Republicanos com as três casas sob controle do partido, presidência, senado e congresso. A vitória será apertada e contestada pelo partido Democrata que sempre contesta as eleições, como foi o caso de Clinton e de Al Gore.