O DESASTRE NA ECONOMIA FAZ DOIS MINISTROS DA ECONOMIA RENUNCIAREM EM MENOS DE DOIS MINUTOS
O Canadá está em crise. Enquanto o primeiro ministro Trudeau aplica as impopulares medidas da agenda 2030, DEI e zero emissions, em todos os aspectos da sociedade Canadense, a economia está em crise com déficit crescente e medidas popularescas, como um pagamento de 250 dólares Canadenses (175 dolares americanos) a todos os contribuintes irritam o eleitorado.
A poucas horas de publicar o rombo no déficit recorde do triplo do planejado. O planejado era 20 Bilhões de dólares Canadenses e o real é de 62 Bilhões de dólares Canadenses o primeiro ministro Trudeau obrigou a ministra da economia, Chrystia Freeland a assumir o déficit sozinha. Ela renunciou.
Trudeau, o feminista, jogou a culpa toda em uma mulher, a ministra da economia.
O Canadá não se recuperou da Covid ainda, com pouco crescimento econômico e inflação alta, oque se caracteriza como estagflação. As medidas popularescas também diminuíram a atratividade do Canadá para investimentos, com alta taxa de impostos e dificuldade com o mercado de trabalho altamente regulamentado. Em certos anos, o Canadá perdeu capital, com perda de investimentos.
As medidas popularescas de Trudeau envolvem objetivos de redução de emissão de gases de efeito estufa e aumento dos impostos sobre hidrocarbonetos, um dos principais produtos de exportação do Canadá.
RENÚNCIA DA MINISTRA DA ECONOMIA E DO MINISTRO DA INDUSTRIA
A ministra da economia renunciou poucas horas antes de enfrentar o parlamento, onde apresentaria os relatórios de orçamento e teria que justificar o fracasso em alcançar as metas fiscais, apresentado um déficit recorde.
Ao renunciar, Freeland faz política mesquinha, tentando se afastar de um gabinete fracassado, tentando se salvar para uma candidatura posterior ao cargo principal. O portfólio da ministra da economia passou automaticamente para o ministro da indústria, que também renunciou.
Alguns jornalistas governistas atribuem a renúncia a Donald Trump, não percebendo o ridículo da queda de um gabinete por conta de uma entrevista feita por um presidente eleito de outro país.
A razão da crise é o pequeno crescimento econômico, a alta inflação do Canadá e o sentimento geral da população de que o governo de Trudeau não está trabalhando para a nação. Isso ficou exacerbado quando Justin Trudeau foi filmado dançando em um show de Taylor Swift enquanto arraceiros destruiam parte de Montreal, em uma analogia perfeit de Nero tocando lira enquanto Roma pegava fogo.
TRUDEAU SE RECUSA A RENUNCIAR
A recusa de Trudeau a renunciar deixa o país sem ministro da economia e sem rumo, enquanto se tenta criar um novo gabinete para governar o Canadá.
São quase uma década de pouco crescimento econômico e a população está cada vez mais insatisfeita com o governo, o que favorece a oposição que terá mais tempo para se organizar e se eleger.
REFERÊNCIAS
Canada could face two more decades of stagnant growth | Financial Post
Justin Trudeau dances at Taylor Swift concert amid destructive riot in Montreal, sparking outrage
Canada overshoots deficit target by C$20 billion as finance minister resigns | Reuters