A população de Gaza foi rifada pela liderança do Hamas, Ismail Haniyeh, que simultâneamente mandou publicar um acordo de paz, patrocinado pelo Egito e Qatar mas lançou uma barragem de mísseis em direção a Israel, novamente traindo seus parceiros Egipcios e Qataris e mostrando sua face.
Algumas “agências” de “notícias” dizem que havia acordo, mas simplesmente ignoram a verdade. O Hamas atacou durante as negociações e se recusou a entregar reféns, exigindo a retirada completa de Israel de Gaza e desistiu de negociar, antes da entrada Israelense em Rafah, que começou depois que o Hamaz bombardeou Kerem Shalom. O IDF, Forças Armadas de Israel vai evacuar a população civil de Rafah.
Três soldados Israelenses foram mortos no ataque direcionado exatamente ao ponto onde Israel havia aberto a passagem de ajuda humanitária mostra que a intenção do Hamas é de tentar uma guerra regional, para esconder o fato que os reféms não estão mais disponíveis para as negociações.
A insana propaganda anti-sionista nos Estados Unidos e na Europa foi parte dessa campanha. Desde Novembro de 2023 não houve mais progresso na libertação dos reféns em poder do Hamas e também se verificou que o Hamas terceirizou o cativeiro de muitos reféns que passaram para a Jihad Islamica. Isso faz com que o Hamas não consiga mais entregar os reféns quando negocia um cessar fogo.
Outro triste fato é o Hamas recusar a visita da Cruz Vermelha ou do Medicins sans Frontiere para verificar o estado de saúde dos reféns. Isso indica que provavelmente os reféns não estão saudáveis ou ainda que estão fora do controle do Hamas.
Israel não tem muitas outras opções além de intervir na cidade de Rafah para tentar resgatar os reféns ou tentar recuperar seus corpos, uma vez que o próprio Hamas decidiu bombardear Israel novamente durante negociações de paz. Não é uma invasão nem uma intervenção, o IDF está interessado em prender os mais de 2 mil soldados do Hamas que covardemente usam a população civil como escudo.
O local bombardeado é exatamente o ponto de entrada da ajuda humanitária, chegando de Israel, uma vez que o Egito inteligentemente optou por manter sua fronteira fechada. Se Egito tivesse aberto a passagem, também teria sido bombardeado pelo Hamas.
As difíceis decisões do gabinete de Guerra de Israel foram já decididas pelo Hamas. Aparentemente não há mais reféns para negociar e o Hamas sabe que a opinião pública mundial pode mudar se for confirmada a informação de que matou reféns.
Para obter o cessar fogo com Israel, a população de Gaza tem que entregar os líderes do ataque e estupro de 7 de outubro de 2023. Não é nada menos do que entregar criminosos.
Referencias.
Qatar anticipating US request to expel Hamas leaders, is open to doing so — source | The Times of Israel https://www.timesofisrael.com/qatar-anticipating-us-request-to-expel-hamas-leaders-is-open-to-doing-so-source/
Israel-Gaza war: Three soldiers killed in Kerem Shalom rocket attack (bbc.com) https://www.bbc.com/news/world-middle-east-68960585
Hamas hostages: Stories of the people taken from Israel (bbc.com) https://www.bbc.com/news/world-middle-east-67053011