O RUBLO ESTÁ DERRETENDO

A ECONOMIA RUSSA ESTÁ EM CRISE ACELERADA

O rublo, moeda da Rússia, está derretendo rapidamente. Há duas semanas a cotação do Ruble era de 93 rublos para 1 dólar americano. Hoje, 27 de novembro de 2024, a cotação é de 112 rublos para o dólar americano.

Com essa desvalorização, a Rússia enfrenta mais uma dificuldade para manter sua guerra contra a Ucrânia, uma vez que está importando cada vez mais armamentos de seus parceiros comerciais. Ao mesmo tempo, suas exportações de petróleo também estão ficando cada vez menos rendosas, uma vez que a moeda está perdendo valor.

Isso é uma boa notícia para o mundo, porque essa desvalorização implica em acrescentar mais 15% de inflação na Rússia imediatamente, no início do inverno. Essa inflação vai tornando o governo de Vladimir Vladimirovich Putin cada vez mais impopular e prenuncia a possibilidade de racionamento de produtos no mercado interno.

A crise econômica pode forçar o governo a temer uma insurreição interna, diminuindo a capacidade Russa de avançar sobre a Ucrânia e até mesmo, de manter as áreas conquistadas.

Neste momento, a Ucrânia está conseguindo mais dinheiro dos Estados Unidos – 5 bilhões de dólares – para pagar por suas importações no inverno e conseguir abastecer seu mercado interno.

Com o agravamento das dificuldades econômicas, a perspectiva do final da guerra se mostra pela primeira vez.