COMO O DES MOINES REGISTER JOGOU NO LIXO SUA REPUTAÇÃO DE 81 ANOS DE QUALIDADE.
O Des Moines Register era conhecido até a semana passada como um dos institutos de pesquisa de melhor integridade nos Estados Unidos.
Até que na semana passada, no sábado anterior à eleição, resolveu publicar uma pesquisa eleitoral com 3% de vantagem para Kamala Harris do partido Democrata. A pesquisadora, no sábado, declarou que a pesquisa era sólida e que havia razões demográficas para os eleitores abandonarem Trump em favor de Harris. Selzer declarou explicitamente que Trump tinha fraquezas que se mostram agora na pesquisa.
Essa pesquisa vem contrariando as pesquisas anteriores feitas pelo mesmo instituto, que mostravam Harris em desvantagem.
A publicação da pesquisa inflamou os ânimos dos apoiadores de Harris e iniciou uma avalanche de notícias positivas em vários jornais dos Estados Unidos prevendo uma vitória de Harris na terça feira. Jornais do mundo inteiro publicaram a tal pesquisa.
Uma boa parte dos analistas sérios já duvidavam da tal pesquisa no momento da publicação, porque não havia razões orgânicas para tal mudança. Não houve nenhuma notícia importante para que 10% da população mudasse de opinião em poucos dias.
O Des Moines Register era considerado o padrão ouro das pesquisas e havia acertado as últimas cinco previsões. Os jornais americanos favoráveis a Harris repetiram a pesquisa incessantemente quase como propaganda partidária.
E o Des Moines Register errou miseravelmente. Na verdade Trump ganhou com mais de 13%.
J. Ann Selzer – Vai explicar o inexplicável
A tal pesquisa falhou completamente. A reviravolta não se realizou e até as previsões a respeito de vitória eleitoral na câmara dos representantes e senado se revelaram erradas.
Selzer é a chefe de pesquisas e promete que vai estudar os motivos pelos quais errou. Já na entrevista inicial a respeito do fracasso na previsão, culpou os entrevistados, dizendo que eles mentiram.
Acredito que não foi erro, foi simplesmente a incapacidade de acreditar nos dados presentes e a extrapolação de tendências futuras a partir de amostragem pequena, em um momento que os dois candidatos estavam ganhando e perdendo poucos pontos percentuais na estimativa. O Des Moines register escolheu uma tendência baseada em dados que variavam abaixo da margem de erro e abaixo do grau de certeza da pesquisa, que era de 95%.
Resumo: escolheram uma amostragem muito pequena e não significativa e jogaram fora 81 anos de reputação no lixo.
CONSEQUENCIAS
Trump ganhou, Harris perdeu. O partido Republicano ganhou os assentos no congresso e no senado. A democracia americana sobreviveu mais uma distorção nas pesquisas eleitorais, que cada vez mais se revelam inúteis e pior que inúteis, se revelam instrumentos de manipulação dos eleitores em favor de candidatos. O problema é que o erro é sempre para um lado.
Quem não sobreviveu foi a reputação do Des Moines Register e da pesquisadora Selzer. A publicação de uma pesquisa tão errada na véspera da eleição não admite a possibilidade de um erro sincero. A divulgação universal da pesquisa em todos os telejornais também permite indagar sobre a insenção das intenções dos pesquisadores e jornalistas.
Para piorar a situação, Selzer em suas desculpas iniciais, culpa os eleitores de mentirem na resposta, destruindo não apenas o presente, mas todo o passado de pesquisas baseada no mesmo método. Uma vergonha total. Se os entrevistados mentiram agora, o que aconteceu nas pesquisas anteriores?
REFERENCIAS.
Pollster J. Ann Selzer to review data after Iowa Poll misses Trump win
Poll showing Harris up in Iowa throws ‘monkey wrench’ into election prognosis: Expert – ABC News