POR QUE DONALD TRUMP QUER RETOMAR O CONTROLE DO CANAL DO PANAMA?
O canal do Panamá é uma passagem estratégica entre os oceanos Pacífico e Atlântico, construida pelos Americanos no início do século XX.
Em 1978, o finado presidente Carter entregou o canal do Panamá aos Panamenhos, no tratado Torrijos-Carter. Torrijos era um ditador apoiado pelos Americanos e veio a morrer em um acidente aéreo suspeito.
Entre muitos erros do governo Carter, esse é um dos mais importantes, apesar de Carter ser também o responsável pelos Aiatolás do Irã. A incompetência grassa nesta gestão.
O canal estava sob controle dos Estados Unidos, o que fazia da região do canal um oásis de democracia e de estabilidade. O Panamá sempre foi um país instável, onde os presidentes precisavam de ajuda externa para governar.
Com o tratado Torrijos-Carter o Panamá ganha autonomia e os Estados Unidos se afastam cada vez mais do Canal.
O ponto baixo da presidência do Panamá é com o Gen. Noriega, um militar Panamenho treinado pelos Americanos em Fort Bragg, que se tornou um traficante de drogas e que quase transformou o Panamá em uma narco-nação.
O governo Noriega foi aliado dos Estados Unidos por um tempo, usado como base para apoiar os anti-revolucionários na América Central e combater o narco-tráfico. Assim como muitos outros anti-traficantes, Noriega se tornou um traficante também.
Uma operação militar dos Estados Unidos derrubou seu governo e instalou um presidente indicado pela justiça do Panamá. Noriega foi preso e cumpriu pena nos Estados Unidos, França e finalmente no Panamá onde morreu.
A RETIRADA DOS ESTADOS UNIDOS
De acordo com o tratado Torrijos – Carter o canal foi entregue ao controle Panamenho, que imediatamente cedeu o controle para a China Comunista, disfarçada em uma empresa de Hong-Kong.
E a expansão do Canal do Panamá, foi financiada pela China Comunista. Os Panamenhos orgulhosamente se afastaram da influencia nefasta dos Estados Unidos e se entregaram à influência nefasta da China Comunista.
CRISE NO CANAL DO PANAMÁ
Assim como outros empreendimentos que matam a galinha dos ovos de ouro, a expansão do canal foi um desastre.
A expansão requer o uso de mais água e o lago Gatun, projetado originalmente para fornecer água para os dois jogos de eclusas não tem água suficiente para operar as três eclusas atuais. O resultado é uma enorme quantidade de navios aguardando a passagem por semanas.
O desastre da expansão mostra como a ganância da China Comunista prejudica a todos. Uma via importante que ligava os dois oceanos hoje está congestionada.
REFERENCIAS
Key Decision Point Coming for the Panama Canal
Manuel Noriega, former Panamanian dictator and drug trafficker, dead at 83 – CBS News