TERRORISMO NA RUSSIA

O atentado na casa de show Crocus em Moscou em 22 de março de 2024 é um marco da dificuldade de se determinar o que querem os terroristas.

Não se sabe exatamente o que queriam, porque não foi publicado suas demandas. O governo Russo não divulgou detalhes sobre a motivação e apenas reiterou que é parte de uma luta por supremacia que vem de séculos de conflito.

A Russia e a ex-União Soviética tem uma grande população muçulmana e tem problemas sérios com essa população.

Só a Russia tem 15% de sua população que professa o Islamismo como religião e essa mesma população é a mais pobre da Russia.

A ex-União Soviética tem mais muçulmanos igualmente pobres, uma condição que possibilita o rerutamento de potenciais terroristas que veem no atentado terrorista uma forma de obter uma recompensa para a família. Mesmo que essa recompensa seja apenas o prestígio de ter um “herói” na família.

As filmagens liberadas do atentado e as transmissões feitas pelos presentes no momento mostram uma atitude covarde e pouco heróica dos quatro atiradores. Eles caminham pelo saguão de entrada atirando e matando pessoas.

Não há combate. Não há um policial ou mesmo soldado que contenha os atiradores. É uma surpresa para os observadores que não houvesse policiais no hall. A Russia tem pelo menos duas frentes de guerra, na Síria e na Ucrânia. E há problemas constantes de atentados contra civis como em Beslan ou mesmo em Moscou.

O saldo de mortos pode ter relação com esse problema da impossibilidade de civis possuírem ou portarem armas. Na Russia é praticamente impossível um civil ter arma.

Em vários eventos de atiradores em locais públicos nos Estados Unidos os atiradores foram neutralizados – mortos – por civis portando armas legais. Esse foi o caso do atirador Thomas Kinnumen que chegou atirando em fiéis dentro de uma igreja matando duas pessoas a sangue frio.

Thomas foi neutralizado – morto – por policial aposentado de 71 anos que também dá treinamento de tiro para a comunidade. Sem sua presença, o atirador teria conseguido um massacre contra fiéis indefesos.

AVISO DA CIA SOBRE ATENTADOS EM MOSCOU

Seguindo a tradição de se informar sobre atentados terroristas, o departamento de estado Americano informou a FSB que havia indícios de um possível atentado em uma área de alta concentração de pessoas em Moscow.
As agências de inteligência avisam quando uma movimentação de fundos e de materiais e pessoal, que parece ser uma preparação de atentado contra civis é tradição que se compartilhe a informação, inclusive com inimigos.

O aviso, feito no início de marco de 2024 pode ter sido mais específico do que inicialmente publicado. Aparentemente a embaixada Americana em Moscow recomendou que os Americanos na cidade evitassem casas de espetáculo, como teatros, arenas de concerto e afins.

Aparentemente a guerra na Ucrânia está drenando recursos do aparato de segurança Russo, o que é um problema que pode se tornar cada vez mais grave, fazendo com que os terroristas

UM MUNDO MENOS SEGURO

A abertura de uma frente terrorista em Moscow mostra que há um desejo de desestabilizar os governos tanto do Ocidente como do Oriente. A Russia ajudou a manter em pé o regime de Bashir Al Assad na Síria e não obtem “bona fide” com sua contribuição. A Russia se alinhou com a OPEC – Cartel que controla a produção de petróleo e não obtém favores.

Os terroristas apesar de Moscow ter declarado serem Ucranianos – mais uma propaganda enganosa – pertencem ao ISIS K, Isis Khorasan, de origem Afegã na fronteira com o Irã. Esse grupo é contra o Talibán, contra o regime do Irã, contra a Russia e contra os Estados Unidos.

Um grupo menor conseguiu recursos suficientes para efetuar um atentado terrorista com 139 mortos na capital da Russia e isso mostra que há mais interessados no caos do que se imagina.
O ISIS-K é um risco para todo o mundo, Ocidental e Oriental.

Referencias.

What is ISIS-K and why would it attack a Moscow concert hall? | Reuters https://www.reuters.com/world/europe/why-did-isis-k-attack-moscow-theater-2024-03-23/

U.S. told Russia Crocus City Hall was possible target of attack – The Washington Post https://www.washingtonpost.com/national-security/2024/04/02/us-warning-russia-isis-crocus/

Russian court charges four men with act of terrorism in Moscow attack (bbc.com) https://www.bbc.com/news/world-europe-68652380

Armed parishioner says he’s ‘no hero,’ as new details emerge about the Texas church shooter – ABC News (go.com) https://abcnews.go.com/US/parishioner-gunned-texas-church-shooter-hero/story?id=67982047