UKRANIA ASSASSINA O CHEFE DE ARMAS QUIMICAS E BIOLÓGICAS DA RUSSIA

A RUSSIA TEM (TINHA) UM CHEFE DE ARMAS QUIMICAS E BIOLÓGICAS?

A notícia é o assassinato do chefe de armas químicas e biológicas. Não é um ato terrorista, porque se trata de um criminoso de guerra identificado e só duas pessoas foram mortas, o próprio criminoso e seu ajudante em crimes.

A informação relevante é a não negativa da Russia de qual a ocupação desse Tenente-Coronel Igor Kirillov no uso de armas químicas e biológicas. Kirillov era o gestor do programa de armas químicas e biológicas, uma atividade proibida.

Para quem não sabe, o uso de armas químicas e armas biológicas é vedado pelas convenções de guerra e o uso destas é sempre denunciado pelos orgãos (in)competentes de observação internacional.

A incompetência desses orgãos é clara quando a Russia usa de armas químicas em sua invasão sobre a Ucrânia e sequer se obtém uma censura na ONU ou mesmo no noticiário geral do Ocidente.

A Russia tem usado armas químicas na Ucrânia e alguns dos soldados pegos foram punidos quando ao alcance de jurisdições como o Reino Unido e Estados Unidos.

Outros criminosos de guerra como Kirillov se mantiveram fora do alcance da justiça se escondendo dentro da Rússia.

A expectativa é a intensificação da guerra na Ucrânia, com os Russos atacando mais áreas civis, inclusive com uso dessas armas proibidas.

EXECUÇÃO A 200 METROS DO KREMLIM

O assassinato de Kirillov foi realizado em Moscow, pelo serviço secreto Ucraniano, e até agora as autoridades Russas não conseguiram capturar os agentes.

Kirillov foi assassinado quando saía de um apartamento próximo ao Kremlim por meio de uma bomba em uma motoneta estacionada próximo da porta. Há um vídeo do momento em que o criminoso de guerra é assassinado.

REFERÊNCIAS.

Ukraine war: UK sanctions Russian troops over chemical weapons use

Igor Kirillov: Russia’s chemical weapons chief and mouthpiece killed in Moscow